sexta-feira, outubro 06, 2006

S. Pio X - Patrono dos Catequistas

... Hoje, um pouco de História...

O Papa S. Pio X nasceu a 2 de Junho de 1835, em Rise, no Treviso, norte de Itália. Foi baptizado no dia seguinte com o nome de José Melquior Sarto.

O seu pai, funcionário estatal, faleceu ainda novo, deixando a sua mãe, Margarida Sanson, viúva com dez filhos para criar, sendo José o segundo.

De família muito simples e religiosa, o pequeno José, com muito esforço e sacrifício conseguiu entrar para o Seminário de Pádua, onde estudou. Desejou ainda interromper os estudos para auxiliar a família, mas a mãe estimulou-o a continuar, tendo sido ordenado Sacerdote aos 23 anos.

Durante 9 anos, foi Capelão em Tombolo. Por mais 9, foi Pároco em Salzano. Por outros 9, foi Cónego e Director Espiritual em Treviso. Durante 9 anos, Bispo de Mantua. Outros 9 anos, Catedral-Patriarca de Veneza.

O Cardeal José Sarto, foi então eleito Papa em 4 de Agosto de 1903, quando ocupou o lugar do Papa Leão XIII, por 55 votos (em 60).

Tomando o nome de Pio X, chamava a atenção pela modéstia e pobreza. Àqueles que o chamavam de 'santo', José Sarto respondia: "Não santo, mas Sarto".

Conta-se até que pediu dinheiro emprestado para comprar as passagens de ida e volta rumo ao conclave que o teria escolhido Papa, pois não acreditava num erro do Espírito Santo.

O lema do seu pontificado era o de "Restaurar todas as coisas em Cristo" - Instaurare omnia in Christo.

Promoveu a renovação litúrgica, reformando / simplificando a música sacra, propôs aos fiéis a comunhão frequente, derrubou as barreiras seculares que separavam a Cúria romana da prática pastoral e favoreceu a fundação de um Instituto Bíblico em Roma, em 1909, anexo à Universidade Gregoriana.

Elaborou o novo texto do Catecismo, codificou o direito canónico, favoreceu a instrução religiosa das crianças com o catecismo, permitindo-lhes fazer a comunhão em tenra idade.

Procurou, em vão, evitar a I Guerra Mundial, condenando o neologismo que envolvia a sociedade e rebatendo por amor à Verdade, o relativismo moderno e a ignorância religiosa.

No decorrer dos seus 11 anos de pontificiado, foram lançados mais de 3.000 documentos oficiais.

Morreu em Roma a 20 de Agosto de 1914, aos 79 anos.

São Pio X, um dos maiores Pontífices de todos os tempos, foi o único Papa canonizado no século XX, a 29 de Maio de 1954.

No dia 21 de Agosto celebra-se a sua memória litúrgica.

2 Comments:

At 07 outubro, 2006 00:38, Anonymous Anónimo said...

Talvez tivesse interesse saber que no Hi5 existe um grupo de catequistas portugueses

http://www.hi5.com/friend/group/displayGroupFront.do?groupId=1181376

 
At 07 outubro, 2006 14:22, Anonymous Anónimo said...

Desconhecia que PIO X é o patrono dos catequistas. Sabes de alguma oração especial?
Bjs e bom fim-de-semana

 

Enviar um comentário

<< Home

Number of online users in last 3 minutes
Free Hit Counter