sexta-feira, maio 19, 2006

Pergunta quase ‘banal’... daquelas chapa5... daquelas que saem sempre nos testes... um clássico...

Uma das questões do trabalho final do Curso de Iniciação para Catequistas, que frequentei em 1997, era: "Quem É Jesus Cristo?"

Uma pergunta quase ‘banal’... daquelas chapa5... daquelas que saem sempre nos testes... um clássico, diria mesmo.

Na altura, encerrei, em páginas e páginas de resposta, todas as potenciais soluções ‘standard’ que havia assimilado do meu tempo de Catequizanda para esta questão...

Adicionei um pouco do meu ‘eu’, da minha vivência nEle...

Salpiquei abundantemente com dezenas de adjectivos e substantivos pensáveis e impensáveis....

E... a resposta nunca ficava completa... Vi-me na contingência de fazer a entrega do trabalho tardiamente, tudo porque não conseguia dar um ponto final a esta questão.

As palavras, conceitos e expressões que escrevia não eram suficientes. Aquela resposta não era Ele.

Que Jesus É O Nazareno, que Transformou o mundo, que jamais houve e jamais haverá alguém como Ele… sim, não deixa de ser verdade…

Que Jesus É a personalidade mais notável de todos os tempos, O maior Líder, O Profeta dos profetas, É Amor, É Amigo, É Irmão… sim, claro…

Que Jesus É O Primogénito, O Messias, ok… sabia disso… mas entoava a tão pouco...



Hoje, a resposta ainda não está completa, mas é mais madura e comprometedora.

Hoje sei que não basta saber quem É Jesus. Sei que preciso de O descobrir em cada milímetro de chão que piso, em cada milésimo de segundo que existo...

A regra é esta: primeiro descobri-lO, conhecê-lO . Nunca ousar avançar com uma definição como se de um conceito gramatical Se tratasse.

Hoje sei que não me restam somente as palavras para O descrever... Aliás, descobri que as palavras apenas O poderão desenhar, pintar... nunca O revelar!

Hoje sei que quando faço minha a resposta de Pedro, «Tu És o Messias, o Filho de Deus vivo.» (Mt16,16), o digo com firmeza em cada palavra, em cada letra que pronuncio, em cada pausa que respiro...

Hoje, sei que Jesus, Ele próprio, Se apresenta numa variedade de símbolos...

Mc 14, 62 - Eu Sou [O Messias]. E vereis O Filho do Homem sentado à direita do Poder e vir sobre as nuvens do céu.
Jo 6, 48 - Eu Sou O Pão da Vida.
Jo 8, 12 - Eu Sou A Luz do mundo.
Jo 8, 23 - Eu Sou lá de cima! (...) Eu não Sou deste mundo.
Jo 8, 28 - Eu Sou O que Sou e que nada faço por Mim mesmo
Jo 8, 58 - Antes de Abraão existir, Eu Sou
Jo 10, 7 - Eu Sou A Porta das ovelhas.
Jo 10, 9 - Eu Sou A Porta
Jo 10, 11 - Eu Sou O Bom Pastor.
Jo 11, 25 - Eu Sou A Ressurreição e A Vida
Jo 14,6 - Eu Sou O Caminho, A Verdade e A Vida
Jo 15, 5 - Eu Sou A Videira; vós, os ramos
Act 9, 4 - Eu Sou Jesus, a Quem tu persegues.

Hoje compus em mim uma humildade que me leva a reconhecer que sou tão, tão pequena para O definir... A resposta não é ‘Não sei’... por que eu até sei! A resposta é ‘-Tudo!’, ‘- Meu tudo’!

Hoje sei que a resposta não se esvazia em palavras bonitas e agradáveis ao ouvido... porque nunca se esgotam... cada novo dia traz-me um novo Jesus que no dia anterior eu desconhecia... cada momento da vida oferece-me mais uma oportunidade de O conhecer mais e melhor... mas nunca totalmente... e ainda bem!

Hoje sei que mais importante que ter sempre a resposta pronta, é ter a pergunta certa .. mais importante que responder bem, é querer saber mais...

Hoje sei que não devo dizer: 'Tu És...', mas 'Tu Estás...'.

Bem, posto isto, sei q ninguém perguntou ;-), mas então e eu?? Quem sou eu? O ramo unido à videira? Sal da Terra? Luz do mundo? Discípula?

Bom, gosto de particularmente personificar o tal vaso de barro nas mãos do oleiro... isto basta-me... O Oleiro cuida de mim, molda-me, dá-me a forma que Ele entende... nada temo... e não quebrarei!

Por fim, mesmo constituindo a pergunta quase ‘banal’... daquelas chapa5... daquelas que saem sempre nos testes... um clássico, ... ora conta lá, Catequista, quem É Jesus para ti, afinal?

E tu... quem és tu, para Jesus?

8 Comments:

At 19 maio, 2006 13:14, Blogger Paulo said...

Para mim Jesus é a essência que habita em mim. É o Todo do meu ser.

 
At 20 maio, 2006 09:19, Blogger Unknown said...

Excelente post :o)

 
At 20 maio, 2006 23:42, Blogger A Capela said...

Eu sou aquela ovelha sempre perdida e que apesar de todo o trabalho que Lhe dou em vir buscar-me, que Ele ama incondicionalmente.

Não conhecia o blogue, parabéns Marta

 
At 21 maio, 2006 17:21, Anonymous Anónimo said...

Jesus para mim É tudo embora por vezes eu não aja assim.
Eu para Jesus devo ser importante para ele insistir em continuar a amar-me assim.
Beijocas e boa semana ;-)

 
At 21 maio, 2006 18:36, Anonymous Anónimo said...

Jesus é o Salvador, o Filho de Deus Pai, criador de tudo que existe sobre a face da terra e eu sou apenas um pontinho neste universo tentando sempre viver segundo seus ensinamentos, seguindo pela porta estreita porque este é o caminho que me levará à vida eterna.

Amei tua visita.Obrigada.Volta sempre que puderes.
Betty

 
At 21 maio, 2006 18:45, Anonymous Anónimo said...

Ainda não sei bem quem é Jesus mas o teu post já é uma ajuda. Mais uma vez muito obrigada pelo teu testemunho Marta, já começo a me deixar inquietar por estas coisas ;P

 
At 22 maio, 2006 09:01, Blogger PDivulg said...

Sou o seu seguidor, que tenta desenfreadamente seguir os seus ensinamentos mas que cai tanta vez...

 
At 30 maio, 2006 12:31, Anonymous Anónimo said...

Gostei muito!
Hoje posso dizer que Jesus Cristo é todo aquele que me coloca na verdade, que me denuncia o meu pecado, que me tira da comodidade existencial.
Poderia até sugerir suplementar a esta pergunta: — Quem é Jesus Cristo hoje na sua realidade? Como se manisfesta a Ressurreição em sua história?

Obrigado!

Calber.blogspot.com

 

Enviar um comentário

<< Home

Number of online users in last 3 minutes
Free Hit Counter