quarta-feira, maio 17, 2006

1 - "Eu Sou A Videira, vós sóis os ramos" Jo15,5

No Domingo passado, V do Tempo Pascal, fomos presenteados com esta alegoria da videira.

Dizia-me o P., um dia destes, que " – Jesus É O maior comunicador de todos os tempos". E tem muita razão, o P.!

De facto, Jesus Usou de uma criatividade vastíssima para atrair as multidões, Ensinando por meio de parábolas, pequenas histórias, muito simples, mas profundas, as quais retratavam a realidade das pessoas. Jesus colocava os Seus ouvintes numa atitude de confronto com a vida, provocando questões e desassossego, convidando desta forma à conversão e mudança de vida.

[(Uma achega: é inspirando-nos no exemplo de Jesus que nós Catequistas invocamos / provocamos a Experiência Humana nas nossas sessões de Catequese?)]

As histórias, as alegorias, as comparações tornam qualquer conversa mais afectiva, agradável e atractiva. Jesus sabia-o muito bem!

Bom, e então, este desafio de Jesus que vemos na alegoria da videira é deveras cativante... e ao qual acredito que ninguém fique indiferente...

A Humanidade de Jesus toca a nossa Humanidade e a nossa Humanidade toca a Sua Divindade... O fraco e O Forte em união… O finito do Homem ligado ao Infinito de Deus… Não há como resistir a isto!

Mas o recado desta comparação não se fica por aqui... Há nela toda uma abundância de dicas, de mensagens, de estímulos... bom, que a minha agitação crescente por Ele não me permite guardar só para mim.


Partilho então estas reflexões, dividindo-as em três partes:

I. Introdução / Enquadramento
II. Identificação e Caracterização das personagens – A Videira, os Ramos e O Agricultor
III. Conclusão / Objectivo

Number of online users in last 3 minutes
Free Hit Counter