sexta-feira, março 17, 2006

Falar da Quaresma aos pequeninos

Meio por acaso (vai daí talvez não), acabei por acertar ideias quanto à dificuldade com que me tenho deparado em falar de ‘Quaresma’ aos meus cristãos de 6 anitos...



Preparação para a Páscoa no 1º catecismo

Olhando o exemplo das catequeses do primeiro volume, encontramos os traços do tempo de preparação para a Páscoa desde a catequese 11 até à 16.

“Deus dá-nos a vida” é o tema da catequese 11 e “Deus faz tudo por nós” da catequese 12. O catecismo começa por olhar para a criação como Dom de Deus e o homem como centro da Criação. Tudo o que vive e respira, tudo o que tem vida neste mundo, foi criado para servir o homem. Ele fez tudo para nos servir. Na catequese 13, “Deus ajuda-nos a crescer”, o catequista ajuda a criança a compreender a sua vida e a presença de Deus. Deus ajuda todos a crescer.

Olhar a vida e a criação só pode levar o homem à adoração. Por isso, a catequese 14 olha para o louvor de Jesus a Seu pai. O louvor e a oração brotam do coração admirado. Admirado pela obra criada, admirado pela beleza da vida.

Mas a catequese e a sua coerência sequencial não permanece na criação e na vida criada. Ela avança para a vida que Jesus veio trazer ao mundo, para falar da Páscoa. Por isso a catequese 15, “A semente floriu” fala do mistério da morte e da vida, da morte e ressurreição de Jesus. Dando o exemplo da semente, de Jo 12, 24, “Se o grão de trigo, caindo à terra, não morrer, fica só ele: mas se morrer dá muito fruto”, parte-se da morte de Jesus que dá a vida aos que nele acreditam.

Partindo da vida do quotidiano, de uma semente, chega-se assim à Páscoa de Jesus, à vida que Ele nos veio trazer. A partir da contemplação das coisas criadas, chega-se à Nova Criação que Jesus veio realizar através da sua morte.

Chega-se à “grande festa – aleluia”, na catequese 16, a última antes da Páscoa. Nela se realiza uma celebração com as crianças. Agora não se fala só sobre a Páscoa, mas celebra-se o que se tem vindo a preparar. É necessário que não falte esta pequena celebração pois a catequese não é apenas um ensino da fé.

A celebração ajuda a compreender a fé com o coração e a leva ao encontro com a Ressurreição de Jesus.


fonte: Pe Edgar Clara, em Departamento de Catequese do Patriarcado de Lisboa

Number of online users in last 3 minutes
Free Hit Counter