quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Sou CHAMADA ou sou VOLUNTÁRIA? - I

No sábado passado, numa conversa de tlm, comentava em tom de brincadeira com uma Catequista que não me sentia 'voluntária' na missão de fazer Catequese...
Bom, não é q o faça de forma 'involuntária', 'constrangida' ou 'automática'... de maneira nenhuma!... mas o que é facto é q, principalmente no final de cada sessão, chego à (feliz) conclusão de que não faço Catequese especialmente porque EU QUERO, mas porque ELE QUER...

É Ele que Chama,
É Ele que Inspira,
É Ele que Anima,
É (a) Ele que eu dou...

E porque ELE QUER, eu lá 'obedeço', duma forma generosa, subordinada, disciplinada...

Em jeito de gracejo, e entrando no rumo que a conversa tomava, dizia a tal colega que, de facto, nem parece meu, fazer algo exclusivamente porque me 'pressionam' a fazê-lo, sem questionar ou mostrar o meu ponto de vista. É que eu sou assim, desde que me conheço... não lido bem com imposições, coacções, tensões, pressões... e muitas outras coisas terminadas em "ões"...

Não que ande por aí de forma insubordinada... Nem de longe, nem de perto!... Claro que há regras e limites, e estes têm que ser respeitados... Há compromissos que a minha condição de 'ser social' me leva a honrar... Claro que há condições que me são exigidas e que eu tenho que compreender e aceitar...

Mas quem me conhece, sabe que não gosto de me sentir 'presa', 'agarrada'... Sou incapaz de usar um par de sapatos apertados, por mais bonitos que sejam; sou incapaz de permitir que me imponham (no sentido mais forte da palavra) certas atitudes que só a mim cabem decidir...

Mas com Ele, é diferente...

Ele não me Diz: "- Tens tempo (até porque Ele sabe que não!).."
Ele simplesmente Diz: "-Vai!"...
e eu vou...

Ele não me Diz: "- Tu até tens jeito.."
Ele simplesmente Diz: "- Faz!"...
e eu faço...

E, apesar de amorosamente algemada a esta maravilhosa tarefa, nada me impede de o fazer... nem calor, nem frio, nem cansaço... e nem a 'resistência' à imposição que por vezes me caracteriza nas vivências mundanas.

Parece-me que reside aqui a principal diferença entre o voluntariado e o chamado...

Number of online users in last 3 minutes
Free Hit Counter