domingo, janeiro 22, 2006

"- Como é q nascem (mais) hóstias?" - 3

>> Mas então, de onde vêm as hóstias? Como é q se processa o seu fabrico? >>

O fabrico de hóstias é um processo moroso e complicado q garante ainda hoje a subsistência de mosteiros de diversas ordens religiosas... recordo-me dos casos das Carmelitas e das Clarissas...
O processo de fabrico das hóstias envolve tanto paciência como perícia.
Fica uma breve narração deste procedimento.
As hóstias são feitas simplesmente com farinha e água sem qq tipo de fermento, sal ou açúcar. A farinha é a mesma q se utiliza p/ fazer o pão.
Misturada com água em dose certa, numa pekena batedeira industrial, a massa fica pronta mal atinja a consistência de uma gemada. Seguidamente, é colocada num alguidar de onde se retira, com uma concha, a quantidade necessária p/ cobrir o ferro, uma máquina eléctrica de formato rectangular com uma chapa em cima e outra em baixo. Ao juntarem-se, as chapas distribuem a massa uniformemente, cozendo-a durante mais ou menos 45 segundos. A tampa do ferro salta automaticamente quando o pão está cozido.
Pode parecer um processo simples, mas a coisa ñ acaba por aqui.
Mal saem da cozedura, os finos pães rectangulares seguem directamente p/ um armário humificador, onde ganham maleabilidade, já q quando o pão sai do ferro vem estaladiço e assim ñ se podem recortar as hóstias.
De um dia p/ o outro, por norma, a kestão fica resolvida.
A fase final é dada pela máquina de corte, constituída por tubos com lâminas exteriores afiadas q retiram da base do pão.
Depois de cortadas seleccionam-se as melhores hóstias entre as q têm pequenos defeitos. A seguir, as q estão perfeitas voltam à secagem p/ assim se conservarem durante mais semanas.
Hoje em dia está ao dispor uma maquinaria mais sofisticada q a usada há umas décadas atrás, permitindo q seja feita uma maior quantidade de hóstias em menos tempo e com menos trabalho.
A título de curiosidade, comentava comigo uma amiga q tem uma tia-avó religiosa, q esta lhe contou q há uns anos atrás as hóstias, principalmente as grandes, tinham q ser cortadas à tesoura.

Number of online users in last 3 minutes
Free Hit Counter