domingo, janeiro 22, 2006

"- Como é q nascem (mais) hóstias?" - 2

Posto isto, nenhum Catequista fica indiferente...

Primeiro, ó T., as hóstias ñ 'nascem' :-)... e também ñ se 'comem', R.! :-)

O pão simboliza o "alimento" por excelência e tem um significado político, social e religioso. O pão, talvez por ser um alimento conhecido em praticamente todas as culturas, assume também um papel simbólico na religião cristã, sendo muitas as referências bíblicas q o apresentam como elemento espiritual ao lado do alimento corporal.
O pão "fruto da terra e do trabalho do homem", foi o alimento escolhido por Jesus na Última Ceia p/ o mistério da transubstanciação, quando Pegou no pão, Repartiu-o e Deu-o aos Seus discípulos, dizendo: "Isto É o Meu corpo, q vai ser entregue por vós; fazei isto em memória de Mim" (Lc 22,19).
Esta cerimónia é repetida na Eucaristia, onde, seguindo o exemplo de Cristo, a Igreja utilizou sempre o pão e o vinho com água p/ celebrar a Ceia do Senhor.
Há q ter em conta q o pão p/ celebrar a Eucaristia deve ser só de trigo, confeccionado recentemente e, segundo a antiga tradição da Igreja latina, pão ázimo.
Convém ainda q o pão eucarístico, embora ázimo e apresentando a forma tradicional, seja confeccionado de modo a q o sacerdote possa realmente partir a hóstia em várias partes e distribuí-las pelo menos a alguns dos fiéis. O gesto da "fracção do pão" – assim era designada a Eucaristia na época apostólica – manifesta de modo mais expressivo a força e o valor de sinal da unidade de todos num só pão e de sinal da caridade, pelo facto de um só pão ser repartido entre os irmãos.

Number of online users in last 3 minutes
Free Hit Counter