quarta-feira, agosto 24, 2005

Um lugar importante...

Ora bem, hoje vamos ter uma visita guiada....
... à Sala de Catequese que acolheu os grupos que orientei no decorrer do ano agora terminado.

A Sala que ocupámos é um espaço que, embora único, está ‘dividido’ internamente em várias partes.

Comecemos pelo CANTINHO DA ORAÇÃO, um espaço onde criamos como que um pequeno altar (redondo! - o balde que usávamos na limpeza furou num descuido). A toalha de renda colocada por cima do balde, está adornada com flores artificiais. Dos lados, saem dois holofotes (bom, digamos antes ‘mini-holofotes’... são daqueles que se colocam habitualmente nos lagos de jardim). Em cima do ‘altar’ uma vela e a Bíblia (Infantil, mas não menos Palavra de Deus). Em frente, uma almofada. Do lado esquerdo uma imagem ‘bem gira’ de Jesus... Está a preto/branco, é certo, mas akele sorriso dispensa qualquer cor! Do lado oposto, uma de Maria...
É aqui que (pois,... mais na altura dos testes!!), vamos ‘apanhando’ um ou outro Catequizando fora do horário da sessão, sentado na almofada ora a ler a Bíblia, ora de mãos juntas à cabeça, ora simplesmente a olhar... Bom, também há aqueles que são especialistas em investigar de quantos Volts serão as lâmpadas dos holofotes (mini-holofotes!)...

No canto adjacente da Sala, temos o CANTINHO DA(S) PALAVRA(S). Este espaço surgiu já quase no final do Ano Catequético, por sugestão da turma do 5º ano. Numa das sessões em que abordámos a Parábola dos Talentos, chegámos à conclusão de que uns tinham jeito para poemas, outros para desenhos... Decidimos então criar este ‘cantinho’: um placard de esferovite colocado em cima de uma fileira de paralelos, por sua vez cobertos com um tecido dourado muito lindo que a L. trouxe de casa.

Ao lado, a todo o comprimento, o MURAL DA LITURGIA. Nesta parede, vão sendo colocadas umas folhas com a indicação da passagem Bíblica dos vários domingos do tempo litúrgico que atravessamos. Por baixo, ‘circula’ uma grande seta com a indicação ‘Estamos aqui’. É uma forma de, para além de introduzir a temática dos tempos litúrgicos, leva a uma maior atenção dos catequizandos na própria Eucaristia, uma vez que já sabem ‘o que o Sr. Padre vai dizer!’ (palavras da B.).

No canto oposto ao Cantinho da(s) Palavra(s), está o CANTINHO DO AMBIENTE. Três cestos iguais trazem a mensagem da Reciclagem, do reaproveitamento de matérias, da protecção da irmã Natureza (irmã porque O Pai, O Criador, é O mesmo). Um dos cestos está decorado a azul, outro a amarelo, e o último a verde. (PS: Minimizava eu a importância deste último, até ao momento em que começaram a trazer de casa os frascos vazios, os copos partidos, as garrafas de vidro.. Tudo porque ‘lá em casa a mãe e o pai não querem ter trabalho, apesar de eu, Catequista, querer proteger o ambiente, mesmo que isso me dê trabalho a mim.’ - palavras da C., num dos dias em que trouxe para a Catequese um saco cheio de frascos de café e compota vazios).

Do lado oposto ao Cantinho do Ambiente, temos o CANTINHO DA BRINCADEIRA. Não!, Não é o que pensam!! Para os jogos e brincadeiras, felizmente, por fazer Catequese numa aldeia, é só o tempo permitir e cá estamos nós no Adro da Igreja, por sinal bem extenso... Felizmente damos outra utilidade ao Cantinho da Brincadeira... Bom, pensando bem, talvez no próximo ano lhe devêssemos trocar o nome e colocar qualquer coisa do género como ‘Cantinho-Armazém’, ou ‘Cantinho daquilo que não precisamos durante a sessão de Catequese e que de certeza nos iria distrair se estivesse por perto’.... Ufa.... que extenso... Talvez Cantinho da Brincadeira seja mesmo a melhor escolha... Passo a explicar: no início de cada Sessão, cada um (Catequizandos + Catequistas + Eventuais ‘Convidados’ - pais, irmãos), coloca neste espaço decorado com cores garridas objectos como pacotes de batatas fritas, guardas-chuvas, gameboys, bolas, bonés, mochilas, malas, telemóveis (sim, sim... segundo a minha estatística, 90 % das crianças das duas turmas que acompanhei tinha telemóvel!!. Só um pormenor: tratam-se de crianças que frequentam o 4º e 5º ano!). O Cantinho da Brincadeira dá assim uma valiosa ajuda na matérias das distracções.

Para terminar, o centro da sala... Como somos em média 30 por sessão, a solução que arranjamos foi colocar as cadeiras em círculo a toda a volta da sala, deixando uns espaços de entrada para os vários ‘Cantinhos’ acima citados.

Depois, no centro da sala, duas metades de um tronco no chão compõem a n/ mesa da partilha.

Sobre a metade superior, umas espigas de trigo e um crucifixo de cortiça em cima do tecido que sobrou daquele que a L. tinha trazido na altura em que criámos o Cantinho da(s) Palavra(s).

Na metade inferior do tronco, uma vela e algumas florinhas artificiais soltas completam a decoração.

Ah! Já esquecia!, antes de saírmos para férias, substituímos o ‘Mural da Liturgia’ pela ‘Parede do Compromisso’, onde afixamos com letras bem garrafais o nosso propósito de ‘Férias Sim, Mas Não de Jesus!’.



(Foto-Motagem da minha amiga MHeymer)


E, bom, este é o passeio guiado ao espaço que nos acolhe todas as semanas...

E vós, Catequistas, o que partilhais sobre o espaço onde recebeis os Catequizandos?

Que ideias / sugestões quereis dividir?

Já agora, que relação tem o local da Catequese com o alcance com maior / menor sucesso do objectivo de cada sessão? E com a motivação do grupo?

Será que podemos criar uma lista de ‘requisitos’ mínimos a que deve obedecer o espaço onde fazemos Catequese? Quais os objectos essenciais que devem existir num espaço onde se faz Catequese?


Ou melhor: será que as paróquias de uma forma geral desfrutam de infra-estruturas que permitam que os Catequistas possam acolher com a dignidade adequada o grupo?

Ainda neste campo: qual a prioridade dada na paróquia relativamente à reparação / edificação de espaços para a Catequese?

... Eu, pessoalmente, sei de uma ou outra paróquia onde os Catequistas têm que se sujeitar a ocupar os bancos da Igreja para fazer Catequese... E muitas vezes (principalmente nos dias de chuva), reúnem-se 2 e 3 grupos na mesma igreja, no mesmo horário...

Bom, aguardo as v/ impressões...



4 Comments:

At 25 agosto, 2005 09:26, Blogger Paula said...

Olá bom dia!
É a primeira vez que visito o blog e gostei!

 
At 25 agosto, 2005 10:00, Blogger Luís Miguel FIGUEIREDO RODRIGUES said...

Gostei muito da descrição que fizeste do vosso espaço de catequese!
Pareceu-me muito equilibrado e com . . . alma, ou seja, as opções têm uma razão de fundo muito boa. E aquela opção ecológica está sublime!
Que tal se fizesses umas fotografias do local?

 
At 29 agosto, 2005 20:17, Anonymous Anónimo said...

Fazes bem em questionar qual a prioridade que é dada á Catequese em matéria de espaços. Seria importante que mais parocos lessem isto. Não sou catequista,mas tenho uma filha de 7 anos na catequese que se queixa muitas vezes de ter que fazer os desenhos em cima dos joelhos ou então aninhada no chão. E que por vezes a sala onde estão cheira mal e tem baratas! Sim, isto é real!!
Bjs e obrigada por alertares para isto.

 
At 18 janeiro, 2011 18:23, Anonymous Anónimo said...

Gostei muito de suas ideias para arrumar um verdadeiro ambiente de catequese. Onde podemos nos encontrar verdadeiramente com Deus.
Estava a postar no meu blog esse tema e seu blog muito me ajudou nessa construção.
Parabéns e que Jesus continue a abençoar nossas mentes, para que sejamos criativos para levar BEM a Palavra de Deus... Na Catequese.
Paz e Bem!

 

Enviar um comentário

<< Home

Number of online users in last 3 minutes
Free Hit Counter