sábado, agosto 20, 2005

TU AMAS-ME?

***************

“Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro:
- Simão, filho de João, tu amas-me mais do que estes?
Pedro respondeu:
- Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.
Jesus disse-lhe:
- Apascenta os meus cordeiros.
Voltou a perguntar-lhe uma segunda vez:
- Simão, filho de João, tu amas-me?
Ele respondeu:
- Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.
Jesus disse-lhe:
- Apascenta as minhas ovelhas.
E perguntou-lhe, pela terceira vez:
- Simão, filho de João, tu és deveras meu amigo?
- Pedro ficou triste por Jesus lhe ter perguntado, à terceira vez: 'Tu és deveras meu amigo?'
Mas respondeu-lhe:
- Senhor, Tu sabes tudo; Tu bem sabes que eu sou deveras teu amigo!
E Jesus disse-lhe:
- Apascenta as minhas ovelhas.”
(Jo 21,15-17)

***************

Pois é...

Tal como há 2000 anos atrás fez com Pedro, Jesus também me foi perguntando: ‘Tu és minha amiga, tu amas-me?'

E eu, qual Pedro, lá respondia: ‘Tu sabes que sim...’

E a pergunta surgia novamente: ‘Tu és minha amiga, tu amas-me?'

E outra, e outra vez...

Embora em corpo de adolescente, a minha mente e o meu coração crescidos não compreendiam o porquê de tanta insistência... Bolas! Parecia que não Via... Como é que eu podia não amá-lO? Era uma aluna esforçada, atenta, estudiosa, ia à Catequese todos os sábados, à Missa todos os domingos... Procurava nas minhas orações buscar uma intimidade cada vez maior com Ele... E, bolas, como era possível que sentisse sempre a mesma e inquietante questão: ‘Tu amas-me?’

Não precisava... mas, dada a teimosia que me caracteriza, decidi de uma vez por todas ‘abrir o jogo’ e dizer: ‘Tu sabes que sim. Vou demonstrá-lo!’

Bom, ok... eu sabia que não era Pedro (=pedra)... sabia que não passava de um grãozinho de areia... mas há-que avançar...

Após a Profissão de Fé, ingressei no Grupo de Catequistas da minha paróquia... Imediatamente fiquei comprometida! Não ‘descolei’ mais!! Não dá! É mais forte do que eu!! É uma vivência diária! São as pesquisas na net, são os 5 minutos diários para preparação da sessão do sábado seguinte, é a troca de telefonemas e sms com os restantes Catequistas, é o testemunho diário desta festa que é SER CATEQUISTA!

E porque o catequista não age sozinho, mas em comunhão, este é pois um espaço que (espero eu) venha a:

aperfeiçoar conhecimentos
trocar sensibilidades
partilhar experiências e testemunhos
actualizar informações
escutar, reflectir e aprofundar vivências de adesão e intimidade com Jesus
cultivar o espírito de convívio entre Catequistas (e não só)
viver a alegria pela Igreja, pela Bíblia, pela Eucaristia
... simplesmente, celebrar este entusiasmo de dar e receber a pessoa de Jesus!

1 Comments:

At 22 agosto, 2005 22:31, Anonymous Anónimo said...

Ola, amiga! Muito bem,um bloguinho pra falar da Catequese. Quem sabe eu não me animo e um dia destes estou ao teu lado?
Beijinhos, danY

 

Enviar um comentário

<< Home

Number of online users in last 3 minutes
Free Hit Counter