terça-feira, agosto 23, 2005

‘Modelos de Catequese’ vs ‘Catequese Modelo’

Abordo hoje uma temática que me parece pertinente para reflexão antes do arranque de mais um Ano Catequético: os vários ‘Modelos de Catequese’...

Qual / Quais aquele(s) com que mais identifico as sessões que apresento semanalmente?

Consigo distinguir as características de um e de outro modelo nas minhas Sessões de Catequese?

Haverá um só modelo a respeitar e seguir? Haverá uma fórmula mágica para a Catequese ideal?

Poderei eu a partir dos vários ‘Modelos de Catequese’, chegar à ‘Catequese Modelo’?

Bom, está aberta a partilha...

(Crédito: Site da Catequisar.com.br)

MODELO DOUTRINÁRIO

PRINCÍPIOS:

  • especial apego à Bíblia
  • decorar textos e respostas
  • prima pela clareza e segurança
  • as verdades não podem ser discutidas
  • o objectivo básico é convencer
  • exemplos bíblicos e vida dos santos são importantíssimos
  • a catequese nem sempre se liga à vida
  • resposta ao Protestantismo

CATEQUISTA:

  • é um professor, um expositor
  • exige ordem, disciplina
  • silêncio imposto
  • ar de seriedade
  • aprendizagem à base de decoração
  • todos os textos iguais e sempre os mesmos

CATEQUIZANDO:

  • é mero receptor
  • está vazio e a catequese deve preenchê-lo com ideias e conceitos
  • presta atenção para entender bem e prestar contas
  • não é sujeito mas objecto da catequese

MÉTODO:

  • dedutivo-expositivo
  • indiferenciado: formulário para todos
  • programa pré-determinado
  • pouco dado à Bíblia, mais de saber religioso
  • controlado pela autoridade eclesiástica
  • fidelidade ao depósito da fé

MODELO ESCOLAR

PRINCÍPIOS:

  • acentua as verdades das quais o catequizando é receptor
  • aprofunda e defende os dogmas e as verdades
  • o catecismo Pio X torna a catequese mais sistemática com mais frequência aos sacramentos
  • domina a ignorância religiosa
  • predispõe a criança para receber bem os sacramentos
  • a escola é a grande aliada da catequese

CATEQUISTA:

  • tem que ser hábil e didacta, como todo o professor
  • deve testemunhar com a vida o que fala
  • deve ser bem relacionado com os catequizandos (alunos de catequese!)
  • conhece bem a psicologia e as necessidades dos catequizandos

CATEQUIZANDO:

  • tem o dever de aprender, assimilar e viver a doutrina
  • deve participar nas actividades através de cantos, pesquisas, desenhos, empenho na caridade
  • é receptor (meramente) da instrução do catequista

MÉTODO:

  • intuitivo: procura despertar a verdade através do elemento perceptivo
  • gradual: subdivide os programas
  • activo: suscita interesse
  • marcado ainda por "noções"
  • catequese = aula
  • catequista = professor (a)
  • catequizando = aluno (a)

MODELO PSICOLÓGICO

PRINCÍPIOS:
  • começou a ser utilizado mais no começo do século XX
  • atende mais às necessidades das pessoas
  • mais ligado à vida
  • utiliza imagens, desenhos, histórias, histórias, lendas
  • as celebrações litúrgicas e a Bíblia são mais valorizadas
  • a verdade abstracta é apresentada através de Factos Bíblicos e Liturgias

CATEQUISTA:
  • explicador da Mensagem, mas sempre muito fiel às fontes da revelação e da Liturgia
  • educador respeitoso, atento aos ensinamentos reais e das concretas capacidades dos educandos
  • usa mais a psicologia e torna a catequese atraente

CATEQUIZANDO:
  • não é somente um recitador de conceitos e fórmulas, mas participa
  • respeitam-se os seus interesses, gostos, carismas, inclinações pessoais mas, quanto ao conteúdo, permanece passivo

MÉTODO:
  • indutivo, sensível ao mundo concreto
  • método psicológico, porém rígido, esquemático, previsto
  • recai sobre a criança e as suas exigências
  • parte do concreto para o abstracto
  • usa recursos bíblicos, litúrgicos aplicados à vida e com síntese

MODELO EXISTENCIAL

PRINCÍPIOS:

  • educação da fé voltada para a vida
  • importância dos aspectos psicológicos
  • catequese vê a situação do homem
  • catequese que acentua a necessidade de libertação como acentua Cristo no Evangelho
  • denuncia as múltiplas opressões
  • encara o homem concreto; Deus fala na vida do povo. Revela-Se na história

CATEQUISTA:

  • testemunha qualificada de Cristo
  • ajuda o catequizando a viver a Palavra, colocando-o ao serviço de Deus e do próximo
  • utiliza-se da psicologia, da didáctica e da sociologia
  • conhece bem a realidade sócio-política-cultural do povo

CATEQUIZANDO:

  • é acolhido e respeitado naquilo que é: na vida familiar, individual, social, cultural, habilidades práticas, fantasia, criatividade
  • atende-se à sua vida concreta, aspirações e experiências

MÉTODO:

  • antropológico: valoriza as pessoas e as comunidades
  • promove experiências concretas de fé, esperança e amor
  • valoriza todas as fontes de catequese (criação, história, Bíblia, Liturgia, visão eclesial)
  • atende mais às capacidades de cada educando e da comunidade
  • é permanente: propõe fé para todas as idades e situações de vida

4 Comments:

At 23 agosto, 2005 11:26, Blogger Luís Miguel FIGUEIREDO RODRIGUES said...

Tenho a sensação de que vamos ser amigos...

Um abraço!

 
At 23 agosto, 2005 14:34, Anonymous Anónimo said...

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At 23 agosto, 2005 14:45, Anonymous Anónimo said...

oi
apenas para irritar a marta, fica aqui a recomendacao de deixarem de usar o Internet Explorer (e os seus virus e spywares) e comecarem a usar o firefox:

Get Firefox!

8)

 
At 13 junho, 2008 02:54, Blogger Fdcc said...

Ola gostei da sua abordagem...vc poderia enviar para mim as refrencias bibliograficas destes modelos? é eu suar na minha monografia de teologia
meu e-mail: cicerofdcc@gmail.com
obrigado desde já

 

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