‘Modelos de Catequese’ vs ‘Catequese Modelo’
Abordo hoje uma temática que me parece pertinente para reflexão antes do arranque de mais um Ano Catequético: os vários ‘Modelos de Catequese’...
Qual / Quais aquele(s) com que mais identifico as sessões que apresento semanalmente?
Consigo distinguir as características de um e de outro modelo nas minhas Sessões de Catequese?
Haverá um só modelo a respeitar e seguir? Haverá uma fórmula mágica para a Catequese ideal?
Poderei eu a partir dos vários ‘Modelos de Catequese’, chegar à ‘Catequese Modelo’?
Bom, está aberta a partilha...
(Crédito: Site da Catequisar.com.br)
MODELO DOUTRINÁRIO
PRINCÍPIOS:
- especial apego à Bíblia
- decorar textos e respostas
- prima pela clareza e segurança
- as verdades não podem ser discutidas
- o objectivo básico é convencer
- exemplos bíblicos e vida dos santos são importantíssimos
- a catequese nem sempre se liga à vida
- resposta ao Protestantismo
CATEQUISTA:
- é um professor, um expositor
- exige ordem, disciplina
- silêncio imposto
- ar de seriedade
- aprendizagem à base de decoração
- todos os textos iguais e sempre os mesmos
CATEQUIZANDO:
- é mero receptor
- está vazio e a catequese deve preenchê-lo com ideias e conceitos
- presta atenção para entender bem e prestar contas
- não é sujeito mas objecto da catequese
MÉTODO:
- dedutivo-expositivo
- indiferenciado: formulário para todos
- programa pré-determinado
- pouco dado à Bíblia, mais de saber religioso
- controlado pela autoridade eclesiástica
- fidelidade ao depósito da fé
MODELO ESCOLAR
PRINCÍPIOS:
- acentua as verdades das quais o catequizando é receptor
- aprofunda e defende os dogmas e as verdades
- o catecismo Pio X torna a catequese mais sistemática com mais frequência aos sacramentos
- domina a ignorância religiosa
- predispõe a criança para receber bem os sacramentos
- a escola é a grande aliada da catequese
CATEQUISTA:
- tem que ser hábil e didacta, como todo o professor
- deve testemunhar com a vida o que fala
- deve ser bem relacionado com os catequizandos (alunos de catequese!)
- conhece bem a psicologia e as necessidades dos catequizandos
CATEQUIZANDO:
- tem o dever de aprender, assimilar e viver a doutrina
- deve participar nas actividades através de cantos, pesquisas, desenhos, empenho na caridade
- é receptor (meramente) da instrução do catequista
MÉTODO:
- intuitivo: procura despertar a verdade através do elemento perceptivo
- gradual: subdivide os programas
- activo: suscita interesse
- marcado ainda por "noções"
- catequese = aula
- catequista = professor (a)
- catequizando = aluno (a)
MODELO PSICOLÓGICO
PRINCÍPIOS:
- começou a ser utilizado mais no começo do século XX
- atende mais às necessidades das pessoas
- mais ligado à vida
- utiliza imagens, desenhos, histórias, histórias, lendas
- as celebrações litúrgicas e a Bíblia são mais valorizadas
- a verdade abstracta é apresentada através de Factos Bíblicos e Liturgias
CATEQUISTA:
- explicador da Mensagem, mas sempre muito fiel às fontes da revelação e da Liturgia
- educador respeitoso, atento aos ensinamentos reais e das concretas capacidades dos educandos
- usa mais a psicologia e torna a catequese atraente
CATEQUIZANDO:
- não é somente um recitador de conceitos e fórmulas, mas participa
- respeitam-se os seus interesses, gostos, carismas, inclinações pessoais mas, quanto ao conteúdo, permanece passivo
MÉTODO:
- indutivo, sensível ao mundo concreto
- método psicológico, porém rígido, esquemático, previsto
- recai sobre a criança e as suas exigências
- parte do concreto para o abstracto
- usa recursos bíblicos, litúrgicos aplicados à vida e com síntese
MODELO EXISTENCIAL
PRINCÍPIOS:
- educação da fé voltada para a vida
- importância dos aspectos psicológicos
- catequese vê a situação do homem
- catequese que acentua a necessidade de libertação como acentua Cristo no Evangelho
- denuncia as múltiplas opressões
- encara o homem concreto; Deus fala na vida do povo. Revela-Se na história
CATEQUISTA:
- testemunha qualificada de Cristo
- ajuda o catequizando a viver a Palavra, colocando-o ao serviço de Deus e do próximo
- utiliza-se da psicologia, da didáctica e da sociologia
- conhece bem a realidade sócio-política-cultural do povo
CATEQUIZANDO:
- é acolhido e respeitado naquilo que é: na vida familiar, individual, social, cultural, habilidades práticas, fantasia, criatividade
- atende-se à sua vida concreta, aspirações e experiências
MÉTODO:
- antropológico: valoriza as pessoas e as comunidades
- promove experiências concretas de fé, esperança e amor
- valoriza todas as fontes de catequese (criação, história, Bíblia, Liturgia, visão eclesial)
- atende mais às capacidades de cada educando e da comunidade
- é permanente: propõe fé para todas as idades e situações de vida
4 Comments:
Tenho a sensação de que vamos ser amigos...
Um abraço!
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oi
apenas para irritar a marta, fica aqui a recomendacao de deixarem de usar o Internet Explorer (e os seus virus e spywares) e comecarem a usar o firefox:
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8)
Ola gostei da sua abordagem...vc poderia enviar para mim as refrencias bibliograficas destes modelos? é eu suar na minha monografia de teologia
meu e-mail: cicerofdcc@gmail.com
obrigado desde já
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